CARIÓTIPO CONSTITUCIONAL - DB Molecular

CARIÓTIPO CONSTITUCIONAL

Cariótipo no DB Molecular

O setor de Citogenética do DB Molecular validou um protocolo com intercalante de DNA que permite a obtenção de metáfases com cromossomos em melhor resolução e padronizou a técnica de bandamento G garantindo um bom contraste de bandas que em conjunto promovem maior acurácia dos resultados. Contamos com equipamentos de última geração e robôs que fazem a varredura nas lâminas de forma automatizada em busca de metáfases.

Os nossos laudos são completos, de fácil interpretação e os achados são reportados conforme as regras estabelecidas pelo Sistema Internacional de Nomenclatura para Citogenômica Humana (2020). O Cariótipo banda G em sangue periférico apresenta, na grande maioria, resolução a partir de 500 bandas e imagens que visam orientar, da melhor maneira possível, médicos e pacientes quanto à complementação e à conclusão do diagnóstico.

Para garantir a qualidade dos exames realizados, o setor tem acreditação PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos) e participa dos ensaios de proficiência CAP (College of American Pathologists).

 

Diagnóstico laboratorial
 

CARIÓTIPO CONSTITUCIONAL

 

Como solicitar?

• Enviar cópia do pedido médico e o formulário devidamente preenchido (obrigatório conter a informação de indicação clínica);
• Devido à baixa estabilidade, enviar o material coletado e a documentação ao Laboratório no mesmo dia da coleta;
• O cariótipo constitucional e os cariótipos para doenças hematológicas possuem aplicações distintas. Certifique-se de que está cadastrando o exame correto. Caso tenha dúvida, entre em contato com a assessoria Científica do Laboratório pelos canais oficiais.
• Atente a todas as informações cadastrais dos pacientes (nome, idade, sexo). Essas informações são úteis para a análise de consistência dos exames.


 

Referências
1. POLIPALLI, S. P. et al. Cytogenetic analysis for suspected chromosomal abnormalities: a five years experience. J Clin Diagn Res. Set. 2016, v. 10, n. 9, p. GC01-GC05.
2. SHAFFER, L. G., PhD, em nome do American College of Medical Genetics Professional Practice and Guidelines Committee (ACMG). American College of Medical Genetics guideline on the
cytogenetic evaluation of the individual with developmental delay or mental retardation. Genet Med. 2005, v. 7, n. 9, p. 650-654.
3. SILVA, M. et al. European guidelines for constitutional cytogenomic analysis. European Journal of Human Genetics. 2019, v. 27, p. 1-16.

Download
Encontre um Laboratório Parceiro

Laboratórios Parceiros

Encontre um Laboratório Parceiro

Encontrar