HPV - DB Molecular
HPV
HPV

HPV

O Papilomavírus humano (HPV) é uma infecção viral que atinge a pele e mucosas de homens e mulheres, representando a Infecção Sexualmente Transmissível (IST) mais comum no mundo. Embora muitas vezes assintomática, a infecção por HPV pode levar ao desenvolvimento de tumores benignos e, eventualmente, progredir para condições mais graves como a Neoplasia Intraepitelial Cervical (NIC) de alto grau ou câncer

A prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais na luta contra o câncer de colo de útero.

Recentemente, o Ministério da Saúde adotou uma nova diretriz que enfatiza a detecção molecular do HPV, substituindo o tradicional exame de Papanicolau. Essa mudança visa identificar o patógeno antes que ele cause danos, permitindo uma intervenção precoce e mais eficaz. A Biologia Molecular, com o uso de controles internos, garante a precisão dos resultados, eliminando dúvidas sobre a presença do vírus.

Inovando ainda mais, o DB lança ao mercado o exame de Autocoleta para HPV - um dispositivo de autocoleta vaginal que permite que as pacientes realizem o exame de forma simples e segura, sem a necessidade de um profissional de saúde, levando apenas 10 minutos.

*Este exame é uma metodologia complementar para diagnóstico e prevenção, não excluindo a necessidade de um acompanhamento médico

Assista ao vídeo e veja como é simples fazer o teste de HPV por autocoleta!

 

O que mudou na estratégia de rastreio para câncer de colo de útero com a nova portaria do Ministério da Saúde?

O Ministério da Saúde lançou uma portaria onde o rastreio para câncer de colo de útero deve ser realizado por detecção molecular do HPV, e não mais pelo exame de Papanicolau. O objetivo é detectar precocemente o patógeno que pode levar ao câncer de colo uterino, ao invés de identificar a paciente em quadros possivelmente oncológicos. O exame de Papanicolau foca na avaliação morfológica das células para detectar alterações neoplásicas ou precursoras do carcinoma cervical. Em resumo, a mudança visa trabalhar com prevenção e promoção da saúde, detectando o patógeno antes que a doença se desenvolva.

Qual é a importância da detecção precoce do HPV e como isso afeta o acompanhamento dos pacientes?

A detecção precoce do HPV é importante não para prevenir a infecção, mas para permitir um acompanhamento mais direcionado de cada paciente. Se uma infecção por HPV de alto risco oncogênico é detectada, o paciente deve realizar exames preventivos e acompanhamentos com maior frequência (por exemplo, de anual para semestral). Isso permite detectar lesões ou alterações neoplásicas em estágio precoce, possibilitando um tratamento precoce e assertivo, evitando evoluções graves.

Qual é a diferença entre o rastreio do HPV por Biologia Molecular e a Captura Híbrida?

O rastreio do HPV por Biologia Molecular é superior à Captura Híbrida. A Captura Híbrida não possui um controle interno, o que significa que um resultado negativo pode não ser confiável, pois pode ter havido problemas na coleta ou em alguma etapa pré-analítica. A Biologia Molecular, por outro lado, utiliza controles internos, como a detecção do gene Beta Globina, presente em todas as células humanas. Isso garante que se uma amostra é negativa para HPV, ela ainda mostra a presença de células humanas, confirmando a validade do resultado negativo para infecção por HPV.

O que é a Autocoleta para HPV?

O DB lançou um exame para HPV que utiliza um dispositivo de autocoleta vaginal, permitindo que a própria paciente realize a coleta de maneira rápida, simples e segura, sem a necessidade de intervenção médica ou de outro profissional da saúde. O exame HPVAUTO - HPV Auto Coleta Genotipagem Parcial PCR foi desenvolvido conforme as orientações do Ministério da Saúde e, além de identificar a infecção por HPV por Biologia Molecular, realiza uma genotipagem parcial dos principais genótipos: 6 e 11 (baixo risco) e 16 e 18 (alto risco).

Quais são as soluções do DB Molecular para o diagnóstico de HPV por Biologia Molecular?

O DB Molecular oferece diversas soluções para o diagnóstico de HPV utilizando técnicas de Biologia Molecular. Veja abaixo os exames disponíveis:

CÓDIGO: HPVC

EXAME: Papilomavírus Humano (HPV)
PRAZO (DIAS ÚTEIS): 6 dias
SAIBA MAIS

CÓDIGO: HPVRT

EXAME: Papilomavírus Humano (HPV) - Sondas de Alto Risco
PRAZO (DIAS ÚTEIS): 2 dias
SAIBA MAIS

CÓDIGO: HPVABX

EXAME: Papilomavírus Humano (HPV) - Genotipagem Sondas de Alto e Baixo Risco Painel 35 Genótipos
PRAZO (DIAS ÚTEIS): 24 horas
SAIBA MAIS

CÓDIGO: HPVAB

EXAME: Papilomavírus Humano (HPV) - Genotipagem Sondas de Alto e Baixo Risco Painel 28 Genótipos
PRAZO (DIAS ÚTEIS): 8 dias
SAIBA MAIS

CÓDIGO: HPVBA

EXAME: Genotipagem HPV Baixo Risco e Alto Risco (19 Genótipos)
PRAZO (DIAS ÚTEIS): 8 dias
SAIBA MAIS

CÓDIGO: HPVB

EXAME: HPV Baixo Risco Genotipagem 6, 11 e 42
PRAZO (DIAS ÚTEIS): 8 dias
SAIBA MAIS

 

Materiais Técnicos

HPV, VAGINOSES E VAGINITES
FERTILIDADE FEMININA
DB EXPRESS: PAINEL HPV DETECÇÃO & GENOTIPAGEM
DB EXPRESS: CITOLOGIA EM MEIO LÍQUIDO
Instruções de Coleta - HPV Autocoleta

Ofereça exames de Genômica, Biologia Molecular, Citogenética e Citometria de Fluxo em seu laboratório

Preencha o formulário:

Seu nome:
Nome do Lab:
CNPJ:
E-mail:
Telefone:
Estado:
Cidade:
Escreva sua mensagem:
Encontre um Laboratório Parceiro

Laboratórios Parceiros

Encontre um Laboratório Parceiro

Encontrar